Saiba como cuidar do seu veículo no inverno

Home / Dicas / Saiba como cuidar do seu veículo no inverno

Você já percebeu como o nosso corpo reage ao inverno? Diante das baixas temperaturas é preciso alguns cuidados especiais, para evitar desconfortos e doenças. Com o veículo não é diferente. O clima pode afetar diversas partes do automóvel, dificultando o seu funcionamento e manutenção. É preciso ter alguns cuidados para não ter transtornos. Quer saber quais? Confira nesse post quais os cuidados devem ser tomados com o veículo no inverno.

Bateria do veículo no inverno

Em baixas temperaturas a bateria pode sofrer um desgaste maior, comprometendo o seu funcionamento. Caso o carro fique parado, ligue o motor, pelo menos, uma vez por dia durante 10 minutos. Nesse tempo dê leves acereladas. Se ao ligar a ignição o motor apresentar lentidão na resposta, verifique a bateria, recarregue ou troque-a.

Reservatório de gasolina

Os carros movidos a etanol demoram um pouco para pegar em tempos frios. Por esse motivo, os veículos modelo flex (que podem ser abastecidos com gasolina ou álcool), possuem um reservatório de gasolina que auxilia o funcionamento do motor. É importante manter esse compartimento sempre cheio, se possível com gasolina aditivada. Esse sistema é ativado em temperaturas abaixo dos 15 graus, e como é difícil fazer esse frio no Brasil, não esqueça da revisão nesse local. Troque a gasolina pelo menos uma vez por ano.

Ar-condicionado

Frio não combina com ar-condicionado e por isso ele nessas épocas ele pode ficar muito tempo sem uso. Mesmo não usando, fique atento à manutenção dele. Mantê-lo muito tempo desligado pode fazer as borrachas de vedação ressecarem e danificar a tubulação. Ligue o ar, de 10 minutos a uma hora, por semana, para promover a circulação do gás e lubrificar as borrachas. Muito modelos possuem a função de ar quente, podendo ser até uma solução para a baixa temperatura.

Limpadores do para-brisas

As paletas limpadoras do para-brisa também são feitas de borracha e podem ressecar com facilidade. É recomendável efetuar a troca delas de três em três meses, podendo variar conforme o modelo do veículo. O ressecamento dificulta a limpeza e pode causar riscos e sujeiras no vidro.

Pneus

O frio afeta a calibragem dos pneus, fazendo com que fiquem murchos com mais facilidade. O ideal é calibrar os pneus todas as semanas de acordo com as recomendações do fabricante. Rodar com eles vazios aumenta o esforço do carro, aumentando também o consumo de combustível. Tenha mais atenção aos pneus carecas. Como as vias ficam mais úmidas, devido às baixas temperaturas, o risco de derrapagem e acidentes com o veículo no inverno é maior.

Fluido do radiador

O fluido do radiador também deve ser controlado. Deve-se usar uma mistura composta por 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo à base de etileno glicol. Não coloque apenas água, pois sem essa combinação, ela pode congelar ou ferver. Os líquidos corretos evitam isso, alterando os pontos de ebulição e congelamento.

Velas

Em tempos frios as velas podem se encharcar e dificultar o funcionamento do carro. Se o veículo não pegar de primeira, não fique insistindo. Espere um pouco e tente novamente. Se o problema persistir verifique se as velas estão escuras. Isso pode ser um sinal de presença de óleo na câmara de combustão ou excesso de combustível. Peça a ajuda de um mecânico.

Os veículos precisam de cuidados ainda maiores durante o inverno, e não se esqueça de ter um ótimo rastreador ou seguro em seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *