Limpeza de Bancos de Couro, como fazer de forma correta

Home / Dicas / Limpeza de Bancos de Couro, como fazer de forma correta

Aprenda como limpar banco de couro de forma simples e correta

Não há dúvidas de que ter bancos de couro é um diferencial e tanto, que torna o interior do veículo mais elegante e valoriza muito o veículo. Antes de investir nesse luxo, porém, é bom saber que o material demanda cuidados específicos e é preciso aprender como limpar banco de couro para manter o brilho e não rachar

Revestimentos de cores claras precisam ser limpos com mais frequência para não manchar, de preferência semanalmente. Já revestimentos escuros

podem ser limpos uma vez por mês. Aprenda como limpar banco de couro com uma solução caseira e como conserva-lo por mais tempo.

Mistura para limpeza do banco de couro

Revestimentos de couro sintético sujam com mais facilidade que os de couro original. Enquanto o primeiro é, na verdade, uma espécie de plástico, o segundo demora mais tempo para manchar, encardir ou rachar.

Apesar das diferenças, o segredo de como limpar bancos de couro é o mesmo para os dois: basta investir em uma mistura caseira de 500 ml de água com uma colher de detergente neutro.

Coloque a mistura em um borrifador e espirre no revestimento, esfregando cuidadosamente com um pano macio. Depois passe um pano seco, pois a água em excesso é prejudicial ao material.

Se a mancha ou sujeira for grande ou estiver difícil de sair tome cuidado na forma de esfregar. Faça movimentos circulares e com delicadeza para não danificar o revestimento.

Apesar da limpeza do banco de couro parecer simples é preciso atenção, pois são muitos os materiais e produtos que provocam manchas no banco e danificam o material, principalmente os de cores claras. A tintura da calça jeans, o giz de cera das crianças ou até o suor do corpo são capazes de sujar o couro.

Outros materiais que são inimigos do couro são:

·         Água, sucos, refrigerantes e líquidos em geral;

·         Sabão em pasta;

·         Ceras automotivas e polidores;

·         Óleos e solventes;

·         Silicone;

·         Abrasivos;

·         Detergentes ou limpadores a base de amônia;

·         Exposição ao sol;

·         Ar-condicionado.

Lembre-se de hidratar o banco de couro

O couro, assim como a pele humana, precisa ser hidratado com frequência para não ressecar e não ficar com rachaduras. E a hidratação é feita com um creme corporal, daqueles comprados em farmácias e perfumarias. Basta aplicar no banco para formar uma camada protetora e manter o brilho.

Motoristas que usam o ar condicionado com frequência devem fazer essa hidratação a cada dois meses, já que o mesmo contribui para o ressecamento. Já quem usa apenas de vez em quando ou nem usa pode esperar até seis meses.

Essa última dica de como limpar banco de couro não vale para o material sintético, pois o hidratante pode danificar o material.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no WhatsApp
Clique aqui !
Olá! Precisa de uma cotação agora?